Calibrar o pneu, saiba quando, como, porque e no que beneficia.
Como calibrar o pneu do carro: você sabia que a calibragem correta dos pneus garante uma vida mais longa ao equipamento e impede o gasto excessivo de combustível. Aprenda como fazer esse procedimento para melhor conservação do seu carro.
A calibragem correta da pressão do pneu é primordial para evitar o consumo excessivo de combustível, além de ser necessária para garantir sua vida útil e a segurança dos passageiros, portanto é importante que o motorista não trafegue com pneus murchos ou muito cheios.
Caso esteja com baixa pressão a temperatura interna do pneu aumenta chegando a causar estragos na estrutura, além disso, haverá desgaste prematuro do equipamento e maior consumo de combustível direção pesada e perda de estabilidade nas curvas.
Já o excesso de pressão provoca desgaste do centro da rodagem, rachaduras na base dos sulcos além de uma maior propensão a estouros e penetração de objetos como pregos.
Fabricante de pneus Bridgestone recomenda verificar a pressão semanalmente, é importante realizar o processo quando o pneu estiver frio já que assim a temperatura interna não estará elevada.
A pressão adequada tanto para condições normais de uso do carro, como para poderem carregar carga está no manual do proprietário.
Na esperada caso haja dúvida em relação ao funcionamento do aparelho é no posto procure colocar uma libra a mais do que o indicado não se esqueça também de sempre calibrar o estepe.
Veja os 4 benefícios de manter o pneu do seu carro calibrado
- Contar com uma direção mais leve
- Adquirir mais estabilidade
- Ter menos gasto de combustível
- Aumentar a durabilidade dos pneus